Rafael Santiago

Neste gráfico percentual podemos perceber diferenças nas coortes de idade predominantes entre os alunos do ensino superior nas modalidades presenciais (acima de 54% para alunos até 24 anos) e nas modalidades de ensino a distância (acima de 35% para faixa de 30 a 39 anos). Levando em consideração que a idade esperada de transição do ensino básico para o ensino superior está na coorte de idade de até 24 anos o gráfico sugere que o ensino a distância em sua maioria é procurado por indivíduos mais velhos e que já estão ou deveriam estar inseridos no mercado de trabalho de alguma forma a algum tempo.

Neste gráfico percentual podemos perceber que as mulheres predominam tanto na modalidade presencial como no ensino a distância (acima de 54% em todas elas) tendo como única exceção o ensino presencial público que tem em sua maioria homens (pouco mais de 50%).

Neste gráfico percentual podemos perceber que nas modalidades tanto presencial quanto ensino a distância quando o ensino superior oferecido é de caráter público verificasse que a quantidade total de indivíduos que se declaram não brancos é maior (acima de 50% em ambos os casos), enquanto ao verificarmos os dados do ensino superior privado este valor se inverte (acima de 50% para indivíduos que se declaram brancos em ambos os casos). Se compararmos essa análise entre as modalidades presencial e a distância verificamos que proporcionalmente a quantidade de declarados brancos na modalidade EAD é menor que na modalidade presencial.

Neste gráfico é possível ver em números absolutos a quantidade de alunos matriculados pela categoria administrativa da instituição. Ao verificarmos as categorias de ensino privado podemos perceber que apesar de no gráfico anterior a quantidade total de alunos matriculados no ensino privado que se declaram brancos seja superior a 50%, há uma grande diferença entre a cor/raça declaradas pelos alunos entre os dois tipos de instituições privadas, principalmente na modalidade presencial onde proporcionalmente a quantidade de alunos brancos matriculados nas instituições de ensino superior privada sem fins lucrativos supera em muito as instituições de ensino superior privada com fins lucrativos. Uma outra informação importante que conseguimos perceber com este gráfico é que em números absolutos a quantidade de alunos matriculados na modalidade de ensino a distância em instituições de ensino privadas com fins lucrativos supera de forma expressiva o número de todas as matrículas nas outras categorias administrativas em ensino a distância somadas.